Acerca do Projecto


O Projecto “Geopolítica da Guerra” tem como objectivo ser um conjunto de actividades culturais que levem as pessoas especular e reflectir acerca da temática muito geral da GUERRA, das suas causas e consequências, dos seus efeitos geográficos, políticos, sociais… Enfim, como criadora de Culturas, Povos, Territórios e Nações…
Pretendemos, assim, motivar a participação dos jovens na vida política, social, económica e cultural do país, desenvolver espírito crítico e a capacidade de análise dos estudantes, e trazer a uma região, considerada muitas vezes como esquecida e interior, um plano de actividades de qualidade.
Escolhemos como método abordar, num ambiente muito próprio, universal e multidisciplinar, a mesma temática sobre ângulos diferentes, mas complementares. Partindo do princípio que, na orgânica cultural contemporânea, com fenómenos como o multiculturalismo, a massificação da informação e mesmo a globalização, a tiragem de conclusões nunca pode ser verdadeira, mas, apenas, uma aproximação, válida e constante, a uma resposta. Que depende necessariamente da conjugação de métodos e disciplinas diferentes, de pessoas e abordagens dissemelhantes.
Por isso, juntamos as Ciências Sociais e Humanas clássicas como a História, a Geografia, o Direito, as Relações Internacionais e o Jornalismo, com disciplinas artísticas de vanguarda, como a Dança, a Pintura, a Literatura, a Fotografia, o Teatro, a Música e o Artesanato, com o propósito de multidisciplinarmente funcionarem em sintonia num propósito comum – saber do que realmente trata a Guerra.
Desta forma mantivemos contactos e estabelecemos parcerias com entidades públicas e privadas que, actualmente, apoiam o projecto e lhe dão força. Apoiamos as artes, na pessoa de jovens, mas já conceituados artistas, que adaptaram projectos já existentes ou entraram em processo de criação, já notáveis personagens da sociedade e garantiram este programa.
Que, por tão vasto, facilita difundir o voluntariado jovem e a ajuda ao próximo, como um modo de vida, propagar o interesse pela natureza e a sua conservação, motivar o turismo local, divulgar marcas regionais, apoiar a prática de hábitos de vida saudáveis e principalmente promover um desenvolvimento cultural.

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